terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Curiosidades...

Tales de Mileto (625?-546?), filósofo grego pré-socrático (ver Sócrates). Sua fama se deve sobretudo à elaboração dos teoremas que levam seu nome. Um deles, o Teorema de Tales, um enunciado básico da geometria, afirma que “toda reta paralela a um dos lados do triângulo forma outro triângulo semelhante ao primeiro”. Foi um dos fundadores da filosofia grega e é considerado um dos Sete sábios da Grécia.

Pitágoras (c. 582-c. 500 a.C.), filósofo e matemático grego. Suas doutrinas influenciaram Platão. Até o ano 530 a.C., Pitágoras viveu em Crotona, uma colônia grega ao sul da Itália, onde fundou um movimento com propósitos religiosos, políticos e filosóficos, conhecido como pitagorismo. Sua filosofia só é conhecida através da obra de seus discípulos. Os pitagóricos aconselhavam obediência, silêncio, abstinência de alimentos, simplicidade no vestir e nas posses e o hábito da auto-análise. Acreditavam na imortalidade e na transmigração da alma. Entre as amplas investigações matemáticas realizadas pelos pitagóricos destacam-se os estudos dos números pares e ímpares, dos números primos e dos quadrados. Através destes estudos, foi estabelecido uma base científica para a matemática. Em geometria, a grande descoberta da escola foi o teorema da hipotenusa, conhecido como teorema de Pitágoras. A astronomia dos pitagóricos marcou um importante avanço no pensamento científico clássico já que foram eles os primeiros a considerar a Terra como um globo que gira, junto a outros planetas, em torno de um fogo central.

Euclides (300?a.C.), matemático grego, considerado o mais importante da Antigüidade greco-romana. Sua obra principal, Elementos, é um extenso tratado de matemática em 13 volumes, sobre assuntos como geometria plana, proporções, propriedades dos números e geometria espacial. A ele são atribuídas muitas descobertas originais no campo da teoria dos números.


Arquimedes (287-212 a.C.), famoso matemático e inventor grego. Escreveu importantes obras sobre geometria plana e espacial, aritmética e mecânica. Nasceu em Siracusa, na Sicília, e estudou em Alexandria, no Egito. Antecipou-se a muitas das descobertas da ciência moderna no campo da matemática pura, como o cálculo integral, com seus estudos sobre áreas e volumes de figuras sólidas curvas e sobre as áreas de figuras planas. Demonstrou também que o volume de uma esfera equivale a dois terços do volume do cilindro que a circunscreve. Em mecânica, definiu a lei da alavanca e é considerado o inventor da polia composta. Durante sua estada no Egito, inventou o “parafuso sem fim” para elevar o nível da água. Mas é conhecido principalmente por ter enunciado a lei da hidrostática, o chamado princípio de Arquimedes. Essa lei estabelece que todo corpo submerso em um fluido experimenta perda de peso igual ao peso do volume do fluido que o corpo desloca. Diz-se que essa descoberta foi feita enquanto o matemático se banhava e meditava sobre um problema que lhe fora apresentado pelo rei: como distinguir uma coroa de ouro puro de outra que contivesse prata. Observando o deslocamento e transbordamento da água à medida que seu corpo submergia, concluiu que se a coroa, ao submergir, deslocasse quantidade de água equivalente a seu peso em ouro, isto significaria que não continha outro metal. Conta-se que ficou tão entusiasmado que saiu nu para a rua gritando heureka, palavra grega que significa “achei”.


Apolônio de Perga: matemático grego, chamado ‘O Grande Geômetra’. Viveu durante os últimos anos do século III até princípios do século II a.C. Escreveu sobre cálculos aritméticos, estatística e geometria.

Um comentário:

  1. Oi estou feliz por vocês que fazem do JBC a melhor escola de RO, lindo trabalho com os blogs...é bom saber que mãos amigas se juntam nessa escola e o trabalho acontece...um milhão de beijokas pra você Carmem que tem sede de aprendiz e talento pra ensinar!!!!!
    Zelinda!

    ResponderExcluir